Panorama internacional

Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos anuncia retirada de militares do Iêmen

O Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) informou nesta sexta-feira (2) que todos os militares do país foram retirados do Iêmen.
Sputnik
"O Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos anuncia a conclusão da retirada de todo o pessoal das forças armadas do território da República do Iêmen", afirmou o ministério em comunicado.
No início desta semana, os Emirados Árabes Unidos haviam anunciado a retirada de todas as suas tropas do Iêmen, atendendo a um pedido das autoridades iemenitas e a uma ligação da Arábia Saudita.
Panorama internacional
Houthis: 'A política dos EUA em relação aos regimes árabes sempre foi de chantagem'
Os EAU portavam uma presença militar no país desde pelo menos 2015, quando os houthis tomaram maior parte do controle do norte do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa. Em contrapartida, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita se uniram para apoiar o então governo local. Entretanto, uma fragmentação no governo iemenita fez com que os países do golfo se dividissem.
Nas últimas semanas, o grupo apoiado pelos Abu Dhabi, o Conselho de Transição do Sul, que visa reestabelecer o antigo Estado do Iêmen do Sul, conquistou territórios pertencentes ao Governo de Unidade Nacional, apoiado por Riad
Na última segunda-feira, uma operação de contra-ataque iniciou, com o anuncio de uma operação militar na província oriental de Hadramaut pela Arábia Saudita, que pediu ainda que civis deixem o porto da cidade de Al-Mukalla.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar