Panorama internacional

Solução em torno do programa nuclear do Irã é possível, diz chancelaria russa à Sputnik

Uma solução para a situação em torno do programa nuclear iraniano é viável, afirmou à Sputnik Oleg Postnikov, diretor do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armamentos do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Sputnik
"Acreditamos que, havendo vontade política suficiente por parte de todos os envolvidos, uma solução em torno do programa nuclear do Irã é plenamente possível. Qualquer avanço nesse sentido será bem-vindo", declarou Postnikov.
Segundo o diretor, Moscou reconhece o compromisso do Irã com suas obrigações no âmbito do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e com o acordo abrangente de salvaguardas firmado com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
No fim de dezembro, a represente oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que a Rússia apelou para que não se agravem as tensões em torno do Irã e de seu programa nuclear. A fala aconteceu após o presidente dos EUA, Donald Trump, alertar sobre um possível ataque contra Teerã.
Panorama internacional
Após palavras de Trump, Irã adverte que uma agressão contra o país levará a uma resposta dura
"Apelamos aos exaltados para que reconheçam a plena perniciosidade de seu curso destrutivo, para que se abstenham de agravar as tensões em torno do Irã e de seu programa nuclear, e para que não repitam os erros fatais que cometeram em junho de 2025 [quando os EUA anunciaram um ataque a três usinas nucleares iranianas], os quais levaram ao grave comprometimento das atividades de verificação da AIEA no Irã", disse Zakharova em comunicado.
Em entrevista coletiva, acompanhado do primeiro-ministro israelense, Benjamim Netanyahu, Trump sugeriu que o país pode estar trabalhando para restaurar seu programa de armas após o ataque dos EUA em junho e ameaçou uma nova ofensiva contra a república islâmica.
O Irã, por sua vez, negou possuir um programa de armas nucleares, enquanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o Irã trava uma "guerra em grande escala" contra EUA, Israel e Europa, uma vez que "as pressões ocidentais visam impedir a ascensão" do país.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar