Heróis e traidores da história da América Latina

Heróis e traidores: Manuel Estrada Cabrera, o usurpador guatemalteco

Ele ocupou a presidência da Guatemala de 1898 a 1920, estabelecendo o regime ditatorial mais duradouro da história do país. Seu governo foi marcado pela repressão, pela violenta supressão de levantes e pela perseguição da população indígena.
Sputnik
Cabrera também manteve laços estreitos com empresas estrangeiras que exploravam os recursos do país, incluindo a United Fruit Company.
Ao longo de sua vida, sobreviveu a diversas tentativas de assassinato. Embora nenhuma delas bem-sucedida, foi forçado a se mudar para sua residência de campo, La Palma.
Em 1920, após protestos massivos e sem conseguir mais se manter no poder, Cabrera renunciou à presidência e foi posteriormente levado a julgamento.
Ele se tornou o modelo para o protagonista do romance de Miguel Ángel Asturias, "El Señor Presidente (1946)", uma obra emblemática da literatura latino-americana que explora a natureza da ditadura.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar