Mundioka

A África e o BRICS

Os países da África têm buscado ampliar sua participação em blocos internacionais, e sua relação com o BRICS, que inclusive conta com membros africanos, é um exemplo desse movimento.
Sputnik
O continente vê na cooperação com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul oportunidades de investimento, comércio e fortalecimento político, sem depender exclusivamente de modelos ocidentais. Até que ponto a parceria com o BRICS ajuda a África a ganhar mais autonomia? Essa aliança pode transformar as relações comerciais globais? E como os países africanos equilibram interesses nacionais com as dinâmicas do grupo? Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Ana Saggioro Garcia, professora de relações internacionais e coordenadora do Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em ciência política pela Universidade Livre de Berlim e autora do livro "Brasil, BRICS e África no regime internacional de investimentos: uma economia política das relações Sul-Sul". Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar