Os artefatos e moedas enriquecem nossa compreensão do comércio entre a China da dinastia Tang e outros países no século VII, avança The History Blog.
Entre janeiro de 2022 e abril de 2024, uma equipe do Instituto Provincial de Arqueologia de Shaanxi escavou uma série de túmulos antigos na área da vila de Jiali, em Xian. A tumba M228 merece destaque particular por seus objetos de alto valor e bem preservados, além de uma datação precisamente definida.
O epitáfio, esculpido em uma laje de pedra, determina que o túmulo pertence a Ma Sanniang, esposa de Dong Shunxian, guarda da Corte Imperial em Longxi. O texto acrescenta que ela faleceu no dia 17 de maio de 698 d.C., em Daixianli, aos 29 anos de idade. A área de seu sepultamento também contém outros túmulos da família Dong, incluindo o de outra mulher de alto escalão: Dong Shaorong, esposa do primeiro-ministro da dinastia Tang, Zhang Jiuling.
Entre os artefatos luxuosos de uso pessoal estão um espelho octogonal de bronze, decorado na parte traseira com flores e pássaros, um alfinete de cabelo dourado e um pente dourado intricadamente decorado com filigrana e granulação, detalha o portal.
Além disso, moedas persas sassânidas achadas no local também atestam a abrangência dos laços comerciais e culturais entre a China da dinastia Tang e os países a oeste. Duas das 19 moedas são exemplares raros carimbados com símbolos especiais. As moedas persas serviam mais como artefatos de prestígio do que como moeda de circulação corrente.