Ciência e sociedade

Desenterram na Sicília um stilus romano de 2.500 anos exibindo um homem com falo ereto (FOTOS)

Um raro stilus de osso finamente decorado do século V a.C. foi descoberto no antigo local de Gela, na Sicília.
Sputnik
O artefato está perfeitamente intato e tem um cabo retangular entalhado em uma representação de uma herma em miniatura – com a cabeça de um homem barbudo no topo e um falo ereto no centro, escreve The History Blog.
O artefato tem 13,2 centímetros de comprimento e foi entalhado de osso. O tamanho e design identificam-no como um stilus usado por ceramistas para desenhar e escrever inscrições na superfície da argila não cozida, mas a decoração elaborada, tanto a herma no cabo como profundas ranhuras circulares em torno de seu diâmetro, fazem dele um exemplo único.
O diretor da escavação, Gianluca Calà, enfatizou a delicadeza e raridade do objeto, observando a ausência de comparações diretas conhecidas até o momento. Ele explicou que, enquanto a função primária de um stilus dessas características era o desenho de padrões ou inscrições em superfícies de argila antes da queima, a decoração refinada e a fragilidade inerente do osso apontam para um uso que provavelmente era além do puramente utilitário.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar