Mundioka

Países latino-americanos: unidos, pero no mucho

O recente sequestro do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelos EUA gerou alerta na América Latina, mas não provocou uma reação unificada — uma vez que muitos governos mantêm alinhamento político ou econômico com os EUA, como Argentina, Equador e Paraguai, e a integração regional ainda é frágil.
Sputnik
Existe algum mecanismo latino de coesão capaz de lidar com crises geopolíticas como essa? Que lições podem ser tiradas da fragilidade da unidade latino-americana, ante pressões externas? Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam José Niemeyer, professor de relações internacionais do Ibmec; e Lucas Berti, mestrando em ciência política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar