A Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) dos EUA enviou nesta sexta-feira (16) um alerta de cautela para voos de áreas da América próxima ao Pacífico. Segundo a autoridade aeronáutica, a medida se deve a "atividades militares e interferências no Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS, na sigla em inglês)".
A agência detalhou que o alerta se aplica a todas as transportadoras aéreas dos Estados Unidos, assim como às companhias aéreas comerciais. A validade do alerta será de 60 dias, a partir desta sexta-feira (16).
Avisos do tipo costumam indicar operações militares não planejadas ou interferências nos sistemas de navegação por satélite, como o GPS.
O alerta foi feito dias depois de a imprensa norte-americana informar que o governo dos Estados Unidos quer que agentes da Agência de Inteligência Central (CIA) acompanhem o Exército do México em operações contra laboratórios de fentanil no país.
Na semana passada, Trump afirmou que 97% do tráfico de drogas para os Estados Unidos por via marítima foi interrompido e que agora serão lançados ataques terrestres para inibir a prática.
As tensões na região seguem escalando, após a intervenção militar que Washington lançou contra a Venezuela, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro.