"Destróier de mísseis americano USS John Finn e navio de pesquisa oceanográfica USS Mary Sears passaram pelo estreito de Taiwan em 16–17 de janeiro", disse Chenghua, cujas palavras são citadas na conta oficial da zona de Comando de Combate do Leste do ELP na rede social WeChat.
A Zona do Comando de Combate do Leste do ELP organizou forças navais e aéreas para monitorar a passagem de navios americanos ao longo da rota.
"Forças da Zona de Comando de Combate do Leste do ELP estão em alto estado de alerta para a proteção resoluta da soberania e segurança do Estado, bem como para garantir a paz e a estabilidade na região", acrescentou Chenghua.
A situação em torno de Taiwan, que estava piorando nos anos anteriores, se agravou significativamente no início de agosto de 2022, após uma visita à ilha por Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
Os laços entre a China e a ilha de Taiwan foram rompidos em 1949, depois que as forças do partido nacionalista Kuomintang sofreram uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista e se mudaram para aquele arquipélago. As relações foram restauradas apenas a nível comercial e informal no final dos anos 1980. Desde o início da década de 1990, os partidos têm estado em contato através de organizações não governamentais.