Notícias do Brasil

China encerra embargo e libera frango do RS mais de 1 ano depois de surto sanitário

A China encerrou o embargo à importação de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul, informou nesta terça-feira (20) o Ministério da Agricultura brasileiro.
Sputnik
A suspensão ocorreu há um ano meio após surto da Doença de Newcastle no estado em julho de 2024. A medida foi oficializada em comunicado conjunto da Administração-Geral das Alfândegas da China e do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país asiático.
O embargo havia sido imposto, após a detecção da doença em uma granja comercial no município de Anta Gorda (RS), que ficou em emergência zoosanitária por cerca de três semanas.
Em novembro de 2025, a China liberou as importações de frango dos demais estados brasileiros, mas manteve a proibição para o Rio Grande do Sul.
Em maio do ano passado, o estado registrou caso de gripe aviária (influenza aviária) em um granja no município de Montenegro. O surto levou à suspensão total das exportações de carne de aves por parte de 21 países, incluindo China, África do Sul, Uruguai, Argentina, Índia e Paquistão, além da União Europeia (UE). Pouco mais de um mês depois, o país foi confirmado livre da gripe aviária.
Brasil 'avança' na reabertura de mercados para carne de frango e reforça laços com a China, diz ministro Carlos Fávaro
A China é um dos principais destinos do frango brasileiro e considerada estratégica para o equilíbrio do comércio internacional da proteína animal.
Atualmente, o Brasil exporta carne de frango para mais de 150 países, sendo a China o principal destino. Cerca de 65% da produção nacional permanece no mercado interno.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar