"Este é um duro golpe para os grupos do crime organizado envolvidos no tráfico de drogas, particularmente drogas sintéticas", afirmou Andy Kraag, Diretor do Centro Europeu de Combate ao Crime Organizado da Europol.
Durante a operação, que durou um ano, as autoridades fecharam 24 laboratórios industriais e apreenderam aproximadamente 1.000 toneladas de precursores químicos usados na fabricação de MDMA, anfetaminas e metanfetaminas. Mais de 85 pessoas foram presas, incluindo dois supostos líderes da quadrilha.
A investigação começou em 2014, após a detecção de importações maciças de precursores químicos da Ásia, que eram redistribuídos na Europa com rótulos falsificados. A rede operava principalmente na Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Polônia, Espanha e República Tcheca.
Segundo informações da Reuters, um vídeo divulgado pela polícia polonesa mostra agentes armados invadindo casas de suspeitos e descobrindo grandes estoques de produtos químicos em recipientes plásticos e equipamentos de destilação.