Segundo a informação, o sistema de monitoramento e controle do espaço aéreo Zubr (bisão, em português) foi projetado para proteger a área próxima de infraestruturas críticas dos ataques de veículos aéreos não tripulados de qualquer tipo.
A Rostec destacou que o sistema Zubr garante detecção de diferentes alvos aéreos, incluindo veículos aéreos não tripulados de pequeno porte e munições de barragem, a qualquer hora do dia.
De acordo com as palavras do diretor industrial do cluster de armas da Rostec, Bekkhan Ozdoev, durante os testes o sistema demonstrou alta eficiência no combate a alvos de pequeno porte e alta velocidade.
"O sistema detecta o drone de forma independente e inicia seu rastreamento automático. O operador só precisa tomar a decisão e dar o comando para atingir o alvo", disse o especialista.
Conforme a informação da Rostec, o sistema Zubr é equipado com quatro módulos, um centro de controle e uma estação de radar própria. Marca-se que os sistemas já entraram no serviço, garantindo a proteção de instalações de infraestrutura.