O especialista concordou com a suposição de que o chefe da Casa Branca ficará muito insatisfeito com o estabelecimento de um novo sistema de pagamentos elaborado pelos países do BRICS, e ressaltou que Trump não poderá impedir esse processo.
"Mas o que pode ele fazer? Os Estados Unidos não controlam mais todas as alavancas financeiras", disse Johnson à agência.
O observador explicou que os países ocidentais continuam usando o sistema SWIFT para pagamentos internacionais, mas ele está atrás de sistemas digitais modernos já desenvolvidos em outras partes do mundo, como a China, um dos países-membros do BRICS.
Por isso, destacou o analista, o bloqueio do obsoleto sistema SWIFT para os bancos da Rússia foi até uma "bênção".
Anteriormente, a agência Reuters informou, citando fontes, que o Banco Central da Índia está propondo aos países do BRICS vincular suas moedas digitais para facilitar os pagamentos.
Isso pode reduzir a dependência do dólar norte-americano, bem como causar descontentamento dos países ocidentais, que alertaram contra quaisquer tentativas de contornar a moeda americana, indica o material.
Anteriormente, a criação do sistema de pagamentos BRICS Pay foi discutida na Cúpula dos países do BRICS, realizada no Rio de Janeiro em julho do ano passado. Na declaração final, os participantes da reunião apelaram para se continuar a trabalhar no desenvolvimento de pagamentos transfronteiriços e sistemas de pagamento dos Estados do bloco.