Mundioka

Argélia reconhece colonização francesa como crime

O parlamento da Argélia aprovou por unanimidade uma nova legislação que declara a colonização francesa (1830–1962) um crime de Estado; responsabiliza legalmente o Estado francês pelo passado colonial e exige desculpas oficiais e reparações pelos crimes cometidos durante mais de um século de dominação.
Sputnik
A lei enumera práticas como execuções extrajudiciais, tortura, testes nucleares e saque de recursos, e marca um momento de tensão nas relações entre Argel e Paris. Por que a Argélia decidiu aprovar essa legislação agora e qual é o significado político e simbólico dessa medida? Quais têm sido as reações da França e de outros países ao reconhecimento legal da colonização como crime? Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Sayid Marcos Tenório, historiador e analista internacional; e Vitória França, mestranda em ciência política na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisadora de Oriente Médio e Norte da África no Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC), da Escola de Guerra Naval (EGN), e no Centro de Análise de Instituições, Políticas e Reflexões da América, da África e da Ásia (Caipora), da Unirio. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar