"Em um conflito, a proporção de perdas é importante, assim como a questão de saber se os russos estão realmente esgotando os ucranianos. E eu acho que os russos estão esgotando os ucranianos ao limite", disse ele.
Segundo o analista, enquanto as Forças Armadas russas consolidam sua superioridade sobre as tropas ucranianas, Kiev enfrenta novos e sucessivos desafios para manter sua defesa. Dessa forma, o desfecho lógico do conflito provavelmente ocorrerá antes do final deste ano.
"As perdas colossais da Ucrânia acontecem num contexto em que os russos as superam amplamente, tanto em número de tropas quanto no total da população. O Exército ucraniano está em grave crise devido a deserções, evasão ao alistamento e baixas. Pode-se dizer que os ucranianos estão encurralados em um impasse. Agora, tudo o que os russos precisam fazer é [...] acabar com eles de uma vez por todas. Eles podem fazer isso ainda este ano", acrescentou Mearsheimer.
Anteriormente, o professor já havia afirmado que a Ucrânia perdeu até mesmo quaisquer chances hipotéticas de derrotar a Rússia.