"Três lançadores de sistemas de lançamento de foguetes Himars produzidos pelos Estados Unidos foram destruídos, bem como três lançadores de sistemas de mísseis antiaéreos S-300", diz o comunicado.
Unidades do agrupamento russo Vostok (Leste) avançaram em profundidade da defesa do adversário e, na sequência de ações decididas, libertaram o povoado de Pridorozhnoe na região de Zaporozhie, relata o Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo a entidade militar, o agrupamento russo Zapad (Oeste) melhorou sua posição tática e atingiu formações ucranianas em várias áreas na região de Carcóvia e República Popular de Donetsk (RPD), tendo o adversário perdido mais de 150 militares, um blindado de combate, duas peças de artilharia e quatro depósitos de munições.
Já as forças russas de defesa antiaérea derrubaram no último dia 202 drones ucranianos de asa fixa, cinco projéteis Himars e um míssil S-200 convertido para destruição de alvos terrestres.
Exército de Kiev perdeu até 180 efetivos, um tanque, quatro blindados de combate, 13 carros e dois depósitos de meios materiais na zona de responsabilidade do agrupamento de tropas russas Yug (Sul).
Aviação tático-operacional, drones de ataque e tropas de mísseis e artilharia do Exército russo atingiram infraestruturas de transporte utilizadas no interesse das tropas ucranianas, depósitos de munições, locais de armazenamento de drones, postos de comando e locais de implantação temporária das formações armadas ucranianas e mercenários estrangeiros em 147 áreas.
O ministério detalha que as unidades russas do agrupamento Tsentr (Centro) melhoraram sua posição na linha dianteira e eliminaram no último dia mais de 410 militares, um blindado de combate e cinco carros.
Forças ucranianas perderam até 45 militares, seis carros e uma estação de guerra eletrônica na área de operações do agrupamento russo Dniepre, observa o comunicado.
Por fim, as Forças Armadas ucranianas perderam até 250 efetivos, um veículo blindado de combate, 14 carros, duas peças de artilharia e cinco depósitos de meios materiais na zona de operações do agrupamento russo Sever (Norte).
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
111.977 veículos aéreos não tripulados;
649 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.445 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.657 lançadores múltiplos de foguetes;
33.006 peças de artilharia de campanha e morteiros;
53.475 veículos militares especiais.