Na avaliação do especialista, a probabilidade de os EUA garantirem uma capacidade operacional duradoura com a formação do sistema Cúpula Dourada (Golden Dome, em inglês) será muito baixa mesmo em 2028.
"A probabilidade de formar um potencial operacional confiável e sistemático no curto prazo, por exemplo, até 2028, é muito baixa", disse Zhou Bo.
O analista explicou que tais sistemas avançados de armas estão relacionados com a necessidade de superar barreiras tecnológicas extremamente altas e inúmeras incertezas, além de exigirem longos ciclos de desenvolvimento e enormes investimentos.
Segundo o especialista, o projeto de defesa antimísseis Cúpula Dourada, ativamente promovido pelo presidente norte-americano Donald Trump, alcançou pouco progresso tecnológico ao longo do último ano.
É por essa razão que é improvável que a Cúpula Dourada seja um trunfo fundamental para Donald Trump nas negociações sobre controle de armas, acrescentou o especialista.
Em maio de 2025, o chefe da Casa Branca anunciou um plano de três anos para criar o sistema Cúpula Dourada, uma defesa antimísseis multinível projetada para interceptar mísseis em direção aos Estados Unidos.
De acordo com Donald Trump, o valor total do projeto deve totalizar US$ 175 bilhões (cerca de R$ 916,77 bilhões). Ao mesmo tempo, o presidente estadunidense não divulgou informações sobre as fontes de financiamento.