Panorama internacional

Elon Musk alerta: sem inovações revolucionárias, EUA podem perder liderança em alta tecnologia para a China

O bilionário e empreendedor sul-africano Elon Musk alertou que, sem avanços tecnológicos disruptivos, os Estados Unidos correm o risco de perder a liderança em alta tecnologia, incluindo inteligência artificial (IA) e veículos elétricos, para a China.
Sputnik
"Sem inovações revolucionárias nos EUA, a China dominará completamente no futuro", afirmou Musk em entrevista aos blogueiros Dwarkesh Patel e John Collison, ao responder se a China se tornará líder nos campos de IA, carros elétricos e robótica humanóide.

Musk destacou que, segundo sua estimativa, a China produzirá três vezes mais eletricidade neste ano do que os Estados Unidos, o que considerou um indicador importante do poderio econômico do país asiático.

Na avaliação do executivo, os EUA são fortemente dependentes da China no processamento de elementos de terras raras que, segundo ele, "nem são tão raros assim". De acordo com Musk, embora esses materiais sejam extraídos nos Estados Unidos, são enviados à China para beneficiamento e depois retornam ao país na forma de componentes para ímãs e motores elétricos. Na opinião do empresário, esse fluxo evidencia a vulnerabilidade estratégica dos Estados Unidos em tecnologias críticas.
Panorama internacional
A geopolítica e a IA estão absolutamente entrelaçadas, diz especialista
Na quinta-feira (5), o Departamento de Estado informou que, durante uma conferência ministerial realizada em Washington na quarta-feira, os EUA assinaram acordos ou memorandos de entendimento sobre minerais críticos com outros 11 países.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar