Ciência e sociedade

Usando imagens de satélite, arqueólogos identificam restos de monumental jardim persa no Irã (IMAGENS)

Sem realizar escavações e analisando apenas imagens de satélite do terreno, arqueólogos identificaram um local nos arredores da cidade iraniana de Tabriz onde antes ficava um monumental complexo de jardins, informa o portal Arkeonews.
Sputnik
De acordo com a publicação, hoje no local do antigo complexo há uma densa área urbana dominada por prédios de apartamentos, rodovias e infraestrutura moderna. No início da década de 1990, a urbanização havia apagado em grande parte os vestígios do jardim na superfície.
Uma rua passou pelo território, que mais tarde foi expandida para uma autoestrada por volta de 2010. Após 2014, a construção se intensificou, embora alguns trechos da área do antigo parque tenham permanecido.
Esquema dos eleelementos visíveis do jardim nos arredores de Tabriz, no Irã
Usando imagens aéreas e de satélites militares desclassificadas da Guerra Fria, os pesquisadores afirmam que conseguiram identificar os restos do que pode ser um dos maiores complexos monumentais de jardins persas já documentados no Irã.
Após analisar as fotografias antigas, os arqueólogos notaram nelas os contornos tênues de um complexo de jardins altamente estruturado, que usava um sistema de irrigação natural de córregos.
Os pesquisadores afirmam que a escala e a organização do jardim indicam fortemente um jardim persa formal, possivelmente datando dos períodos Safávida ou Qajar, ou seja, do século XVI ao início do século XX.
Plano de jardim perdido, cidade de Tabriz, Irã
O jardim ocupava quase meio quilômetro quadrado. O território era cercado por um aterro retangular e a fachada leste, aparentemente, tinha uma aparência cerimonial e era marcada por uma entrada central e elementos de canto arredondados que se assemelhavam a torres defensivas.
No interior, o jardim era composto por hortas retangulares de 50 metros de comprimento por 70 metros de largura, além de terraços longos e estreitos de dez metros de largura. No meio do imenso jardim, corriam riachos que se formavam naturalmente.
Ciência e sociedade
Entalhe raro achado no Irã sugere paralelo com a batalha de Hércules e a Hidra (FOTO)
Fontes históricas descrevem Tabriz como uma cidade-jardim no século XIV, pela qual recebeu o apelido de "Cidade-Jardim". Vários jardins históricos, como Bagh-e Shomal e Sahebabad, são conhecidos a partir de textos e mapas. No entanto, nenhuma das fontes pré-existentes menciona um jardim dessa escala no local recém-descoberto.
Os pesquisadores apontam que, dependendo de como a área foi urbanizada nos últimos 30 anos, pode ser possível realizar escavações pontuais e descobrir alguma evidência do complexo de jardins perdidos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar