Na opinião do observador político, qualquer entrada de tropas da coalizão ocidental no território da Ucrânia poderia provocar uma guerra mundial em grande escala.
"Essa é a área da fantasmagoria. [...] as conversas sobre o envio de tropas ocidentais falam sobre incompetência completa ou de delírios e fantasias", disse Vydrin.
O especialista destacou que os líderes dos países europeus percebem que o conflito na Ucrânia foi causado pelo surgimento das estruturas europeias na zona civilizacional da Rússia.
Anteriormente, o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte, afirmou ao parlamento ucraniano que tropas da aliança poderão ser enviadas ao país após um acordo de paz. Essa declaração reacende tensões do Ocidente com Moscou.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse, por sua vez, que o discurso do secretário-geral da OTAN na Suprema Rada indica que uma intervenção militar na Ucrânia está sendo preparada por países ocidentais.
Mais cedo, a chancelaria russa declarou que qualquer cenário de implantação de tropas dos países-membros da OTAN na Ucrânia é categoricamente inaceitável para a Rússia e pode levar a uma escalada acentuada.
As declarações sobre a possibilidade de implantar um contingente dos países-membros da aliança na Ucrânia, soadas no Reino Unido e em outros países da Europa, foram chamadas pelo ministério de incitação para a continuação das hostilidades.