O artefato foi achado em junho passado por voluntários durante uma escavação de uma vala do século III. A cabeça retrata uma figura feminina com um impressionante penteado trançado de quatro fios em ambos os lados de uma parte central. A peça está quebrada abaixo do nariz, este remanescente tem cerca de 7,8 cm de altura e 6,7 cm de largura.
"Parece-me que esta foi uma peça de prática feita por uma mão inexperiente, [...] os olhos não combinam nada, e as orelhas são muito estranhas. Isso me leva a presumir que foi feita no local, uma vez que ninguém teria se incomodado para transportar isto por muito longe ou pagar bom dinheiro por ela", disse a especialista em artefatos romanos Lindsay Allason-Jones.
Rara cabeça feminina de terracota desenterrada em forte romano na Inglaterra
© Foto / Museu do Exército Romano
Uma figura de terracota mais sofisticada e completa com o mesmo penteado foi descoberta em uma fazenda em Carvoran (a cidade moderna onde está localizado o sítio de Magna) no século XIX.
Outra cabeça de terracota de figura feminina descoberta no local anteriormente em comparação com a recém-descoberta
© Foto / Museu do Exército Romano
O fragmento de cabeça de terracota está agora em exposição no Museu do Exército Romano, juntamente com outras descobertas da última temporada de escavação no forte romano de Magna.