"As forças norte-americanas na maior base dos EUA no Oriente Médio, Al-Udeid, no Catar, posicionaram mísseis em lançadores montados em caminhões em meio ao aumento das tensões com o Irã desde janeiro, o que significa que eles podem ser deslocados mais rapidamente", afirmou a agência.
O analista do projeto de pesquisa Contested Ground, William Goodhind, disse à Reuters que a comparação de imagens de satélite do início de fevereiro com as de janeiro mostrou um aumento de aeronaves e de outros equipamentos militares em toda a região.
Segundo o especialista, no começo de fevereiro foram observados na base de Al-Udeid mísseis Patriot instalados em caminhões pesados de alta mobilidade M983. De acordo com a agência, não está claro se os mísseis ainda permaneciam nos caminhões.
As imagens de satélite também indicam reforço da aviação militar em fevereiro, em especial nas bases norte-americanas de Al-Udeid, no Catar, e Muwaffaq Salti, na Jordânia.
Na última semana, foram realizadas negociações entre delegações dos Estados Unidos e do Irã na capital de Omã, Mascate, com o objetivo de resolver divergências relacionadas ao programa nuclear iraniano.
O encontro ocorreu pela primeira vez após uma pausa de vários meses no processo de negociações, provocada pela fase aberta do conflito entre Irã e Israel em junho de 2025. Até então, a República Islâmica e os Estados Unidos haviam realizado cinco rodadas de consultas.