O presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista à Axios na terça-feira (10), disse que está considerando enviar um segundo porta-aviões com um grupo de ataque para o Oriente Médio.
Autoridades disseram ao WSJ que Trump ainda não havia emitido uma ordem oficial para enviar um segundo grupo de ataque com porta-aviões. Um oficial afirma que uma ordem para implantar o porta-aviões poderia ser feita em poucas horas.
"O Pentágono instruiu a segunda força-tarefa de porta-aviões para se preparar para o envio ao Oriente Médio, já que os militares dos EUA estão se preparando para um potencial ataque ao Irã", lê-se no artigo do jornal.
Como disse um funcionário dos EUA, o Pentágono está a preparar um segundo porta-aviões para ser implantado dentro de duas semanas, provavelmente a partir da costa leste dos EUA.
"O porta-aviões USS George H.W. Bush está atualmente conduzindo uma série de exercícios ao largo da costa da Virgínia e [...] pode acelerar esses exercícios", observa a publicação em referência às autoridades.
No dia 6 de fevereiro, delegações norte-americanas e iranianas realizaram conversas sobre o programa nuclear iraniano na capital de Omã, Mascate. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as conversas foram produtivas e que continuariam durante a semana. Ao mesmo tempo, Araghchi afirmou no domingo (8) que Teerã insiste em seu direito de enriquecer urânio, mesmo que isso leve à guerra.