Mundioka

A disputa do Nilo

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, confirmou que o país aceitou oficialmente a proposta de Donald Trump para que os Estados Unidos mediem a disputa com a Etiópia sobre a operação da Grande Barragem do Renascimento, no rio Nilo.
Sputnik
Enquanto Adis Abeba considera o projeto essencial para garantir segurança energética, Cairo alerta para riscos diretos à segurança hídrica de milhões de egípcios. Até que ponto a Etiópia aceitará limites externos a um projeto estratégico? O Egito ganha um aliado decisivo ou apenas uma pressão diplomática adicional? A disputa pelo Nilo pode se transformar em uma crise regional mais ampla? Para discutir o assunto, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Bárbara Neves, doutora em relações internacionais pelo Programa San Tiago Dantas, pesquisadora do Observatório de Regionalismo e professora da Universidade Positivo; e Samira Osman, professora de história da Ásia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora de temas sobre o Oriente Médio, o mundo árabe e o islamismo no Brasil. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar