Notícias do Brasil

Toffoli nega ter gravado reunião sigilosa de ministros do STF sobre caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou nesta sexta-feira (13) ter gravado a reunião com os outros magistrados da Corte, que culminou com a sua saída do caso do Banco Master.
Sputnik
Em resposta à CNN Brasil, Toffoli refutou a especulação, que surgiu após o portal Poder360 publicar uma matéria poucas horas após o encontro. O texto contém aspas dos envolvidos, embora a reunião tenha acontecido a portas fechadas com a participação exclusiva dos dez ministros da corte.

"Absurdo total a ilação de gravação."

A imprensa brasileira afirma que a divulgação de parte das conversas da reunião abalou ainda mais a confiança entre os magistrados do STF, que estão envoltos em questionamentos desde o início da investigação do caso Master.
Na última quinta-feira (12), Edson Fachin convocou uma reunião com os magistrados da Corte para apresentar o relatório da Polícia Federal sobre o caso do Banco Master. Fachin também mostrou aos colegas de STF a resposta de Toffoli sobre o documento.
Notícias do Brasil
De forma unânime, STF garante liberdade de expressão para movimentos sociais
Conforme publicado pelo Globo, o relatório de cerca de 200 páginas mostra ligações telefônicas entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e Toffoli, um convite do ministro ao banqueiro para uma festa de aniversário e conversas do dono do Banco Master com outras pessoas sobre pagamentos relacionados ao resort Tayayá.
Toffoli confirmou ser sócio da empresa Maridt, que vendeu participações no resort a fundos ligados a Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro. Segundo o ministro, a empresa é familiar, as operações foram feitas a preço de mercado, declaradas à Receita e encerradas antes de ele assumir a relatoria do caso.
O ministro negou relação pessoal ou recebimento de valores dos envolvidos.
Apesar das alegações de Toffoli, após a reunião, o então relator do caso Master decidiu entregar os atos a Fachin, presidente do STF, que redistribuiu os documentos por meio de sorteio, nomeando André Mendonça como novo relator.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar