Ciência e sociedade

Astrônomos resolvem mistério do desaparecimento de estrela supergigante (FOTO)

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia conseguiu desvendar o mistério do desaparecimento da estrela supergigante M31-2014-DS1, localizada na galáxia de Andrômeda, em 2010, conforme informação divulgada pela revista Science.
Sputnik
"Interpretamos a M31-2014-DS1 como uma supernova fracassada, na qual a maior parte do invólucro estelar se desprendeu, formando um buraco negro", explicaram os cientistas.
De acordo com os pesquisadores, a nova descoberta pode agora responder a algumas das questões que permaneciam em aberto sobre a estrela que desapareceu, escreve Science Alert.

"Consideramos estas observações, assim como as do evento anterior na NGC 6946, como evidência de que supernovas fracassadas formam buracos negros de massa estelar", disseram os pesquisadores.

Para Kishalay De, pesquisador da Universidade de Columbia, a solução do mistério da estrela foi a descoberta de toda a sua vida.

"Esta foi provavelmente a descoberta mais surpreendente da minha vida", afirmou o astrônomo Kishalay De, que liderou a pesquisa. "As evidências do desaparecimento da estrela estavam em arquivos públicos, e ninguém percebeu por anos, até que as resgatamos."

A M31-2014-DS1 era uma estrela supergigante que começou com cerca de 13 vezes a massa do Sol e brilhava intensamente, mesmo a uma distância de 2,5 milhões de anos-luz entre a Via Láctea e Andrômeda.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar