A ação foi coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio do programa Aqui é Brasil, para assegurar atendimento digno e articulado às pessoas que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.
O voo pousou na noite de ontem (16) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com 51 homens e três mulheres a bordo.
Nesta terça-feira (17), os que estão sem documento registraram boletim de ocorrência e iniciaram a emissão das passagens para retornarem com segurança aos destinos finais.
Desde sua criação, no ano passado, o programa já realizou 42 operações, possibilitando o retorno de mais de 3,4 mil brasileiros, majoritariamente oriundos dos Estados Unidos.
De acordo com o ministério, a média de idade do grupo é de 38 anos. A maior concentração está na faixa etária de 40 a 49 anos (40,74%), seguida pelo grupo de 18 a 29 anos (29,63%). Em seguida, aparecem as pessoas de 30 a 39 anos (18,53%), de 50 a 59 anos (7,41%) e, por fim, aquelas com 60 anos ou mais (3,7%).
Após a recepção inicial no aeroporto, parte do grupo foi encaminhada ao hotel que abriga a estrutura especial de atendimento, onde recebeu alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além de orientações e encaminhamentos para o deslocamento às cidades de origem.