De acordo com o material divulgado pela empresa turca Baykar, obtido pela Sputnik, o equipamento aéreo da OTAN falhou nos exercícios da aliança no mar Báltico a uma temperatura de -5 ºC, enquanto apenas o drone turco Bayraktar conseguiu decolar.
Segundo a empresa, o drone que decolou de um porta-aviões realizou um voo de demonstração sobre o mar Báltico em condições climáticas difíceis a uma temperatura de -5 ºC.
"O Bayraktar TB3 recebeu notas altas de representantes dos países-membros da OTAN, que assistiram ao voo de demonstração, como a única aeronave capaz de voar em condições climáticas difíceis, que forçaram a ficar na terra os caças e helicópteros que participaram dos exercícios", diz o comunicado de imprensa.
Entre 2 de janeiro e 18 de março, na Alemanha, realizam-se os exercícios militares Steadfast Dart 26 da OTAN, envolvendo cerca de 10 mil militares de 11 países da aliança. Os exercícios envolvem forças terrestres, Força Aérea e Marinha, bem como unidades espaciais e cibernéticas. Vale mencionar que os EUA não participam das manobras.
Baykar é uma fabricante de aviões turca fundada em Istambul em 1984. A empresa é especializada na produção de veículos aéreos não tripulados militares e civis.