A Rostec salientou que o BREM-80 foi modernizado pela Uralvagonzavod, empresa russa que faz parte da Rostec, considerando a experiência de combate no decorrer da operação militar especial na Ucrânia.
"A principal atualização foi o aumento do nível de proteção da tripulação. Outra adição importante ao projeto foi o engate mecanizado. Esse dispositivo permite que a tripulação evacue o equipamento danificado sem sair da cabine", ressalta a publicação.
Além disso, é apontado que o equipamento especial do BREM-80 inclui guinchos hidráulicos e um arado-bulldozer, que servem para limpar escombros e fixar o veículo durante o trabalho.
Segundo o texto, o BREM-80 foi criado com base no chassi do tanque T-80 e equipado com um potente motor a turbina a gás.
Este motor proporciona ao veículo uma elevada mobilidade e permite-lhe arrancar rapidamente e iniciar as suas tarefas mesmo nas condições de frio mais extremas do inverno europeu.
Nesse contexto, a corporação destaca que o veículo pode rebocar sozinho não só tanques russos, mas também tanques ocidentais mais pesados.
Dessa forma, o comunicado conclui que o BREM-80 é capaz de evacuar seis tanques T-80 acoplados.
Anteriormente, a Rostec relatou que o lança-chamas TOS-2 Tosochka atinge alvos inimigos a uma distância impressionante na zona da operação militar especial na Ucrânia, sem deixar chance alguma de sobrevivência.
Segundo a corporação, o TOS-2 possui um sistema de controle de fogo atualizado que permite atingir alvos com precisão.