Nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, o modelo KC-390 da Embraer realizou o seu primeiro teste de voo em Gavião Peixoto, São Paulo, relata a Agência Brasil.
É o maior avião de carga já desenvolvido no Brasil. O voo durou cerca de uma hora e 20 minutos e não apresentou problemas. Os testes devem durar mais dois anos, após os quais serão iniciadas as entregas de 28 unidades contempladas pelo acordo entre a empresa e a Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave substituirá o modelo C-130 Hercules nas missões de transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, buscas e combate a incêndios. O modelo da Embraer é mais veloz do que o Hércules, mede 35,20 metros de comprimento, tem altura de 11,84 metros e envergadura de 30,05 metros. Pode ser abastecido em voo e transporta 23 toneladas. Além disso possui a capacidade de reabastecer aviões e helicópteros em voo. O valor do contrato é de R$ 7,2 bilhões. Países como Argentina, Chile, Colômbia, Portugal, República Tcheca e Suécia demonstraram interesse em comprar o avião.