A Croácia e a Sérvia se acusaram mutuamente de genocídio durante o conflito no território croata após o colapso da Iugoslávia, em 1991-1995. Durante este tempo, a guerra matou mais de 20.000 pessoas.
A operação “Tempestade" pôs fim ao conflito na Croácia, tornando-se a maior ação militar no país após o colapso da Iugoslávia. Foi realizada em agosto de 1995 e terminou com a derrota da Krajina Sérvia, a república autoproclamada que existia no território da Croácia nos anos 90.
La #CIJ dictamina que ni Croacia ni Serbia cometieron genocidio en la guerra de los Balcanes http://t.co/Y66uIxoy2b pic.twitter.com/CexmluoU7R
— Naciones Unidas (@ONU_es) 3 февраля 2015
“Pessoalmente, não estou satisfeito com o veredito do Tribunal Internacional de Justiça. Foi decidido não restabelecer a justiça e emitido um veredicto, que devemos respeitar. Em princípio, o veredicto não satisfaz nenhum dos lados. Mas vamos terminar nossos conflitos com a Croácia. O que nos cabe é começar a viver em relacionamento normal”, disse o presidente sérvio, Tomislav Nikolic, na entrevista exclusiva para a Sputnik Sérvia.
Ele acrescentou que Sérvia tem sabido superar a difícil herança do passado e que o objetivo atual do governo é alcançar uma vida melhor, e não mostrar “amor ou ódio aos croatas”.