Secretário-geral da ONU apoia a evacuação de civis de Debaltsevo

© REUTERS / Jorge CabreraSecretário-geral da ONU apoia a evacuação de civis de Debaltsevo
Secretário-geral da ONU apoia a evacuação de civis de Debaltsevo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A assessoria de imprensa da ONU informou que Ban Ki-moon está preocupado com a situação no leste da Ucrânia e, em particular, com a situação dos civis na cidade de Debaltsevo.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostrou estar preocupado com a situação de civis em Debaltsevo, no leste da Ucrânia, e apoiou a sua evacuação, segundo informou a assessoria de imprensa da organização. 

“O secretário-geral, assim como a comunidade internacional, apoiou a proposta do presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) de um cessar-fogo temporário, que permitiria realizar a imediata evacuação dos civis de Debaltsevo”, diz a declaração. 

Debaltsevo se tornou um dos pontos de combate mais intensos entre os militares ucranianos e as milícias em Donbass. Um grande grupo de soldados de Kiev ficou cercado por combatentes independistas na região.  

Zeid ibn Ra'ad - Sputnik Brasil
Número de vítimas do conflito na Ucrânia superou 5 mil
Oficiais da OSCE propuseram, em diversas ocasiões, o cessar-fogo para a evacuação de civis. Ban Ki-moon endossou a proposta e clamou por um armistício permanente e pelo retorno a negociações diplomáticas e políticas. “As partes que assinaram os acordos de Minsk, bem como toda a comunidade internacional, devem assumir a responsabilidade de garantir o fim do conflito”, concluiu a declaração, divulgada nesta quarta-feira. 

O conflito em Donbas ficou mais intenso em janeiro. Os militares ucranianos, que aproveitaram o cessar-fogo para reagrupar as forças, retomaram a ofensiva contra os separatistas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала