O prefeito da cidade de Visconde do Rio Branco, Iran Silva Couri, concedeu uma entrevista à emissora Sputnik e comentou a situação.
"O problema da cidade, como é de todas estas cidades aqui no sudeste, é a falta de chuva e os reservatórios pequenos e com pouco volume diário. Hoje nós estamos aí com o abastecimento de 50 por cento, talvez 40 por cento, das cidades, os bairros mais altos não recebem a água e não tem pressão para a chegada da água, só abastecem-se através de caminhão-pipa. E com o Carnaval este problema só ia se agravar e […] por isso decidimos adiar a Carnaval".
O Carnaval é adiado até primeiro de maio. No entanto, a situação econômica da cidade também está muito afetada pela seca e o adiamento do Carnaval, já que todos os que trabalham na área do comércio já estavam se preparando para a festa.
O prefeito da cidade comenta a situação econômica: "infelizmente, não temos outra saída. Nós somos uma cidade 40 mil habitantes e, na época do Carnaval, temos um aumento de 50 por cento de população. Então nós estamos vendo que isso agrava muito o abastecimento de água, que já é muito grave".
O prefeito acha que razão para a situação é a burocracia da empresa que está responsável por abastecimento da água na cidade. Para combater a situação, a prefeitura está ampliando a capacidade do reservatório para poder conservar mais a água da chuva.