A autoproclamada República Popular de Donetsk a encaminhou a proposta de cessar-fogo total até às 9h da sexta-feira para evacuação de civis de Debaltsevo. Kiev aceitou a proposta, segundo informou o vice-comandante do exército da RPD, Eduard Basurin.
"O comando das forças armadas da República Popular de Donetsk encaminhou ao comando do exército ucraniano uma proposta de cessar-fogo total até às 9h do dia 6 de fevereiro, para criar um corredor em Debaltsevo, pelo qual os civis da cidade poderão deixar a cidade em segurança", disse Basurin.
"O comando do exército ucraniano aceitou esta proposta do exército da RPD e confirmou o cessar-fogo a partir de amanhã", adicionou.
Basurin especificou que “neste momento, ônibus e carros estão sendo preparados pela República Popular de Donetsk para evacuação de civis, a partir das 11 horas da manhã, pelo corredor humanitário para as cidades de Gorlovka e Artiomovsk.
Debaltsevo se tornou um dos pontos de combate mais intensos entre os militares ucranianos e as milícias em Donbass. Um grande grupo de soldados de Kiev ficou cercado por combatentes independistas na região.