Os Estados Unidos estão pressionando Cuba para obter permissão de abertura de sua embaixada na ilha até abril deste ano, informa Reuters, com referência à autoridades em Washington. O governo cubano, no entanto, exige que antes o país seja retirado do lista de Estados que patrocinam o terrorismo.
A Casa Brana estaria trabalhando para acelerar o processo, segundo os interlocutores da agência com conhecimento dos processos de revisão do Departamento de Estado sobre o caso. Porém, os trâmites podem demorar até junho, ou ainda mais.
Washington estaria ansioso para restabelecer relações diplomáticas antes da Cúpula das Américas, que será realizada no Panamá em abril, quando o presidente norte-americano, Barack Obama, se reunirá com o líder cubano, Raúl Castro, pela primeira vez desde 2013.
Ambos os líderes anunciaram um acordo histórico em 17 de dezembro para restabelecer as relações. Diplomatas dos Estados Unidos e Cuba vão se reunir neste mês ou no início de março em Washington para uma segunda rodada de negociações.
Apesar do restabelecimento das relações diplomáticas em vias de acontecer, a normalização dos processos como o embargo comercial mantido por Washington em relação a Cuba poderá levar mais tempo.