"Pedimos para cumprir as promessas feitas", disse Filaret Denisenko numa conferência de imprensa em Washington.
Parlamentares ucranianos lembraram os colegas americanos que os Estados Unidos prometeram garantir a proteção da Ucrânia em troca de esta desistir de seu arsenal nuclear.
"Quero lembrar ao mundo e aos americanos que há 21 anos a Ucrânia renunciou às suas armas nucleares. Fizemo-lo em troca de garantias dos EUA e do Reino Unido. Se não obtivermos a ajuda no momento em que tanto precisamos, que sinal será dado ao mundo?", disse deputado Aleksei Goncharenko, citado pela edição.
Na quinta-feira, dez senadores norte-americanos, incluindo John McCain, anunciaram a iniciativa de fornecer armamentos à Ucrânia. A Casa Branca disse que a decisão ainda não foi tomada. Enquanto isso, o secretário de Estado John Kerry disse em Kiev que Barack Obama pode aceitar a decisão sobre a concessão de armas a Ucrânia em breve.
Os Estados Unidos já vêm treinando os militares ucranianos e estão sendo coordenados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e pela embaixada dos EUA em Kiev. A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que ainda está avaliando suas políticas sobre o fornecimento de armas letais.