“Edward Snowden ainda não tem planos de se casar ou de deixar a Rússia”, declarou Anatoly Kucherena.
Sobre os rumores de que Snowden planejaria deixar a Rússia, Kucherena disse que não tem tal informação: “Ele está bem… Eu ainda não sei nada disso, não tenho tal informação”.
O advogado não respondeu à pergunta se alguém da família Snowden teria pedido a cidadania russa, mas declarou que esta informação é privada. Ele também disse que Snowden continua a trabalhar na Rússia.
Em junho de 2013, Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA na sigla em inglês), passou aos jornais The Washington Post e The Guardian uma série de materiais secretos sobre os programas de vigilância na Internet, realizados pelas agências de inteligência estadunidenses e britânicas. Após isso, Snowden partiu para Hong Kong e logo a seguir para Moscou, onde permaneceu algum tempo na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetevo.
Mais tarde, a Rússia concedeu-lhe abrigo temporário por um ano sob a condição de que ele cessasse sua atividade contra os EUA. Em 1 de agosto 2014, Snowden recebeu uma autorização de residência de três anos, o que lhe permite viajar não só na Rússia, mas também no exterior.