O Brasil é responsável por 90% das exportações do Mercosul para o mercado argentino e os recentes acordos entre Buenos Aires e Pequim, em áreas como agricultura, telecomunicações, infraestrutura e tecnologia espacial, devem acentuar a queda já registrada no ano passado.
O bloco foi responsável pela maioria das compras de bens de capital da Argentina em 2013, mas as importações do país oriundas do Mercosul caíram 34% em 2014. Ao mesmo tempo, a China vendeu mais 13% deste tipo de bem para o mercado argentino. Registro semelhante se deu entre nos bens intermediários, com o Mercosul perdendo espaço na Argentina ao registrar queda de 9% nas vendas. Por sua vez, a China exportou 9% a mais para o país sul-americano.
O quadro é ainda pior se considerarmos a análise global das importações da Argentina. O Mercosul vendeu para o mercado argentino US$ 2,09 bilhões no ano passado, sendo ultrapassado pelo Nafta, bloco formado por EUA, Canadá e México, com US$ 2,95 bilhões e pela União Europeia, com US$ 2,93 bilhões.