Durante o evento, o vice-ministro do Trabalho e de Proteção Social da Rússia, Serguey Velmyaykin, destacou que o país teve um aumento demográfico significativo nos últimos oito anos, aumentando em 32% a taca de natalidade.
A pauta do evento destacou temas como a mortalidade materna, a aids e doenças sexualmente transmissíveis, migração rural e urbana, urbanização, terceira idade e diferenças de gênero no mercado de trabalho, questões demográficas, entre outros.
O vice-ministro do Trabalho e de Proteção Social da Rússia, Serguey Velmyaykin, por sua vez, agradeceu ao colega brasileiro por abordar um tema tido na política como um conflito entre o crescimento e desenvolvimento econômico e o crescimento do bem-estar social. Ele observou que, na visão da Rússia, são questões que não devem entrar em conflito, mas ao contrário, ir de encontro um ao outro.
Ao falar dos assuntos populacionais discutidos na reunião, o vice-ministro russo destacou que o número de nascimentos na Rússia em oito anos aumentou em 32%, a taxa de fecundidade total aumentou 34% e atingiu o valor de 1,7 filhos por mulher em idade reprodutiva.
Serguey Velmyaykin também lembrou que, em dezembro de 2015, será realizado um seminário na Rússia para discutir os desafios demográficos e sua relação com o desenvolvimento econômico dos países BRICS, além de seus sucessos e problemas no âmbito da política macroeconômica, financeira e social, ligada às questões populacionais.