Kerry afirmou neste sábado, 21, que os Estados Unidos e seus aliados estão considerando impor novas sanções contra a Rússia e consideram o comportamento da Federação Russa inaceitável para a comunidade internacional.
Sem fornecer provas, autoridades ucranianas, juntamente com as dos Estados Unidos, têm insistentemente acusado a Rússia de enviar soldados e equipamentos ao leste da Ucrânia. A Rússia vem seguidamente negando essas acusações, enfatizando que não faz parte do conflito interno no país vizinho.
"As discussões continuam sérias entre os Estados Unidos e seus aliados europeus sobre exatamente o que e quando as sanções podem ser impostas. Medidas adicionais serão tomadas em resposta à violação do cessar-fogo. Estou confiante de que medidas sérias serão tomadas em resposta à violação do cessar-fogo", disse Kerry após uma reunião com o ministro das relações exteriores britânico, Philip Hammond, em Londres.
Kerry disse esperar que, nos próximos dias, o presidente Obama avalie todas as opções disponíveis e tome uma decisão sobre o que vai acontecer.