Em um anúncio, publicado em um site especial, é referido que qualquer ucraniano com acesso à Internet pode participar destas tropas.
De acordo com os autores do site, o exército ucraniano defende corajosamente os interesses de Kiev em Donbass.
"Mas agora chegou a hora de lutar contra os invasores russos também na área da informação", se lê no site. Os participantes são incentivados a se cadastrar e eles devem cumprir rigorosamente suas tarefas em uma base diária.
No domingo, 22 de fevereiro, o chefe do Ministério da Política de Informação ucraniano, Yuri Stets, anunciou a criação de um canal de TV ucraniano em línguas estrangeiras.
"Vamos lançar dentro de um mês um canal de emissão em línguas estrangeiras, cujo nome será Ukrainian Tomorrow, em contraste com o Russia Today. Eles têm apenas o presente e nós temos o futuro", declarou Stets.
Os planos para criar um departamento do ministério que lide com a guerra de informação foram tornados públicos em dezembro de 2014. Nos finais de janeiro de 2015, Yuri Stets anunciou sua intenção de recrutar um "exército online", ou seja, um grupo de bloggers populares, que transmitam a verdadeira informação sobre a situação no leste do país ou que refutem as notícias falsas.