Uma reunião dos chefes das pastas das Relações Exteriores do “quarteto de Normandia” deve ser realizada em Paris. Na quinta-feira passada os ministros da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França discutiram as medidas práticas para normalização da crise ucraniana e combinaram se reunir o mais breve possível. Os quatro países elaboraram um novo documento para normalização da crise na Ucrânia em meados de fevereiro.
Segundo informou o diretor do departamento de política e comunicações do ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Aleksei Makeev, Kiev pretende suscitar dois temas prinicipais durante o encontro em alto nível: a violação do regime de cessar-fogo e a perspectiva da presença de forças de paz internacionais. Ucrânia já requisitou a presença das tropas internacionais nos últimos dias tanto à ONU, quanto à UУ.
Já o representante do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Evgeny Perebiynis, afirmou que as partes da reunião possuem somente um tema para discussão. A principal e única questão, segundo ele, seria a realização dos acordos de Minsk.
Segundo a imprensa russa, as chancelarias do quarteto pretendem elaborar em Paris as recomendações para o grupo de contato (as partes do conflito com mediação da Rússia e OSCE), que ajudem na realização de todos os pontos previstos no documento de Minsk.