Especialistas acham que o Boeing da Malaysia Airlines, que fazia o voo MH370 de Kuala Lumpur a Pequim no dia 8 de março de 2014, pode ter sido deliberadamente desviado. Esta possibilidade é explicada e analisada no documentário "Mayday! Desastres Aéreos: o que Aconteceu com o voo MH370?" ("Air Crash Investigations: What Happened to MH370?"), do canal National Geographic, que será oficialmente lançado em 8 de março, primeiro aniversário do desaparecimento da aeronave.
Segundo um dos especialistas consultados, Malcolm Brenner, o avião, depois de perder o contato com os controladores de voo, fez três turnos bruscos que quase reversaram o seu rumo. E isto não foi eventual, comentam os cientistas, citados pelo jornal NY Daily News.
"É bem provável que um piloto tenha deliberadamente despressurizado a aeronave em uma tentativa de desviar o avião", sugere Brenner.
A ausência de transmissões radiais depois da perda do contato, juntamente com a presença de "pings" (respostas ao radar) silenciosos também indicam que o avião teria passado uma distância depois.
A nova versão é baseada em análises de dados de satélite.