A data, celebrada no próximo dia 9 de maio, se refere aos 70 anos da vitória aliada contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, mais conhecida pelos russos como Grande Guerra Patriótica.
Abbas ainda não recebeu um convite oficial para as festividades, mas, de acordo com Mustafa, as autoridades palestinas ficariam felizes em participar se forem convidadas. O diplomata destacou o caráter oficial de sua declaração e afirmou que “Abbas tem grande respeito e simpatia pela Rússia".
O embaixador israelense em Moscou, Dorit Golender, disse que o presidente de Israel, Reuven Rivlin, pretende participar das celebrações na capital russa, e que o ex-presidente Shimon Peres “já aceitou o convite".
O presidente chinês, Xi Jinping, e cerca de vinte outros líderes estrangeiros de destaque também já confirmaram participação na festa deste ano, que contará com o tradicional desfile militar na Praça Vermelha.
O líder norte-coreano Kim Jong-un também aceitou o convite de Moscou, e sua viagem à capital russa será sua primeira visita ao exterior desde que assumiu o poder em 2011.