Autoridades disseram que algumas das vítimas sofreram sérios ferimentos na cabeça e fraturas depois que os quatro vagões do trem descarrilaram. Três deles saíram totalmente dos trilhos e tombaram de lado.
A colisão aconteceu por volta das 5h45min (horário local) na cidade de Oxnard, quando a composição se dirigia para Los Angeles, a cerca de 104 quilômetros de distância.
O trem costuma viajar a 127 quilômetros por hora na linha, mas o caminhão foi visto com antecedência, por isso a composição desacelerou significativamente antes do impacto, informaram autoridades. Não se sabe a razão pela qual o caminhão estava sobre os trilhos. O motorista do veículo fugiu do local, mas foi encontrado e era interrogado pela polícia. Outros 23 passageiros não sofreram ferimentos.
O porta-voz da Metrolink, Scott Johnson, disse que os vagões não amassaram com o impacto em razão da nova tecnologia usada pela empresa, que dispersa a energia de impacto. Ele afirmou, porém, que "é muito cedo para dizer" se a tecnologia salvou vidas neste acidente.
A Agência Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) enviou um grupo para o local, composto por especialistas em campos relacionados ao acidente.
Nos últimos anos, acidentes de trem e descarrilamentos se transformaram numa questão importante para a NTSB. Acidentes envolvendo tanto trens de passageiros quanto de carga, particularmente aqueles que transportam derivados de petróleo, levaram à adoção de uma série de recomendações de segurança. Além do acidente desta terça-feira, outras oito importantes investigações da agência envolvem acidentes ferroviários.
Fonte: Estadão Conteúdo