- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministro da Defesa comenta a crise diplomática com Indonésia

© Jorge Cardoso/ Ministério da DefesaMinistro da Defesa do Brasil Jaques Wagner
Ministro da Defesa do Brasil Jaques Wagner - Sputnik Brasil
Nos siga no
Jaques Wagner tentou baixar o tom da polêmica e disse não acreditar que as eventuais questões diplomáticas possam afetar a compra das aeronaves da Embraer pela Indonésia.

Joko Widodo, presidente da Indonésia - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Indonésia mantém pena de morte para 11 réus, incluindo um brasileiro
As relações entre o Brasil e a Indonésia estão passando por algumas provas nos últimos meses. A última foi a ameaça do país asiático de suspender a compra de 16 aviões Super Tucano da Embraer, em represália à negativa da presidente Dilma Rousseff em receber as credenciais do embaixador indicado para o Brasil, Toto Ryianto. Apesar das declarações inflamadas dos líderes indonésios, nos bastidores o governo brasileiro afirma que o diálogo entre os dois países continua e não há interesse, em nenhum dos lados, em aumentar a crise já existente. 

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, tentou baixar o tom da polêmica dizendo que "não acredita que em médio prazo a questão vá afetar o negócio". De acordo com o ministro, "já houve uma manifestação da área militar da Indonésia apontando para a separação, que nunca é total, da relação entre as nossas forças armadas e as forças da Indonésia" sugerindo que contratos comerciais não seriam atingidos por questões políticas. "Não há uma crise instalada. É um momento de trauma, mas isso vai ser superado", afirmou.

Avião de combate EMB-314 Super Tucano - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Indonésia ameaça reconsiderar compra de material militar do Brasil
O Itamaraty tem se recusado a comentar as declarações do presidente da Indonésia, Joko Widodo, sobre o abalo nas relações entre os dois países, e do vice-presidente, Jusuf Kalla, que falou na possibilidade de cancelar a compra. No governo brasileiro, existe a compreensão de que as declarações são para o público interno, uma amostra de que o país está reagindo ao que soou como uma afronta diplomática, com a negativa da presidente Dilma Rousseff em receber as credenciais do embaixador indonésio. 

Apesar da visão otimista do governo brasileiro, vozes na imprensa brasileira consideram importante lembrar que Embraer negociou um contrato com a Indonésia para a venda de 16 aviões de treinamento e ataque Super Tucano em dois lotes. Oito já foram entregues e outros oito ainda não estariam fechados e a venda pode não se concretizar se o governo indonésio resolver levar adiante a ameaça. O problema pode crescer mais, já que a Indonésia é um país que tem grande influência na região. 

Dilma Rousseff - Sputnik Brasil
Indonésia espera "pedido de desculpas" do Brasil
Ainda não há previsão da volta do embaixador indonésio ao Brasil. A Indonésia estipulou como condição a marcação de uma nova data para apresentação das credenciais. Por outro lado, Dilma condicionou a recepção a uma solução para o caso de Rodrigo Gularte, condenado à morte por tráfico de drogas. Até agora não houve resposta sobre o pedido de transferência do brasileiro para um hospital psiquiátrico. Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia.

fonte: Estadão Conteúdo

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала