O vice-almirante Joseph Mulloy disse aos legisladores nesta quinta-feira que a China não só está construindo "alguns submarinos incríveis" como estão executando mais missões e expandindo sua área de operação como parte de um rápido desenvolvimento militar.
"Sabemos que eles estão experimentando, observando operações e querem claramente estar neste mundo de submarinos avançados", disse Mulloy.
Segundo Mulloy, oficiais militares dos Estados Unidos estão fazendo esforços para continuarem à frente da China. O vice-almirante ressaltou também que submarinos chineses são inferiores aos americanos, mas que o país asiático possui mais embarcações nucleares e a diesel — mesmo com os Estados Unidos possuindo o maior orçamento militar do mundo.
A Marinha americana possui hoje 71 submarinos, enquanto a China tem 77 embarcações de combate na superfície, 61 submarinos, 55 veículos anfíbios de porte grande e médio, e cerca de 85 navios menores equipados com mísseis.
Flotilha chinesa ultrapassa a americana em números
18:25 26.02.2015 (atualizado: 08:11 07.12.2021)
© flickr.com / US Navy Pagesubmarino chinês
© flickr.com / US Navy Page
Nos siga no
A China, que ocupa o primeiro pelotão na construção de submarinos, agora tem mais embarcações de combate do que os Estados Unidos. A informação é de um almirante que falava a um comitê do congresso americano que discute financiamentos futuros a projetos militares do país.