O Dia Internacional do Urso Polar ocorre a 27 de fevereiro. O Dia do Urso Polar tem como objetivo alertar para o perigo de extinção deste animal, que é uma espécie protegida desde 2001. Os cientistas estimam que existem 25 mil ursos polares no mundo.
© AFP 2023 / DPA /TIM BRAKEMEIER Apesar de ser um dos melhores caçadores entre os animais selvagens, assim como o maior animal carnívoro em terra, o urso polar é considerado uma espécie animal vulnerável, já que enfrenta a ameaça de perda do seu habitat natural, fruto do aquecimento global e do degelo do mar.
1/10
© AFP 2023 / DPA /TIM BRAKEMEIER
Apesar de ser um dos melhores caçadores entre os animais selvagens, assim como o maior animal carnívoro em terra, o urso polar é considerado uma espécie animal vulnerável, já que enfrenta a ameaça de perda do seu habitat natural, fruto do aquecimento global e do degelo do mar.
© AP Photo / Paramount ClassicsQuando crescidos, e em pé, os ursos polares podem atingir os 2,7 metros de altura.
2/10
© AP Photo / Paramount Classics
Quando crescidos, e em pé, os ursos polares podem atingir os 2,7 metros de altura.
© AP Photo / Tiergarten Nuernberg, Ralf SchedlbauerEles podem ainda ser encontrados no Canadá, Alasca, Rússia, Noruega e Gronelândia.
3/10
© AP Photo / Tiergarten Nuernberg, Ralf Schedlbauer
Eles podem ainda ser encontrados no Canadá, Alasca, Rússia, Noruega e Gronelândia.
© AP Photo / Cortesia de Mary Sage, Joseph Napaaqtuq SageO urso polar é um animal solitário, exceto na época reprodutiva, e em certas épocas do ano quando os machos adultos são altamente sociáveis.
4/10
© AP Photo / Cortesia de Mary Sage, Joseph Napaaqtuq Sage
O urso polar é um animal solitário, exceto na época reprodutiva, e em certas épocas do ano quando os machos adultos são altamente sociáveis.
© AFP 2023 / JULIAN STRATENSCHULTEO urso polar é o membro carnívoro da família. Sua dieta consiste principalmente em focas. Ocasionalmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves, ovos, peixes e vegetação (raízes, bagas, musgos e líquens) quando outras fontes não estão disponíveis.
5/10
© AFP 2023 / JULIAN STRATENSCHULTE
O urso polar é o membro carnívoro da família. Sua dieta consiste principalmente em focas. Ocasionalmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves, ovos, peixes e vegetação (raízes, bagas, musgos e líquens) quando outras fontes não estão disponíveis.
© AFP 2023 / SEBASTIEN BOZONO urso é um excelente nadador e estes animais têm sido vistos em alto mar, a cerca de 320 quilômetros da costa.O urso polar pode nadar a uma velocidade de até 9,7 km/h.
6/10
© AFP 2023 / SEBASTIEN BOZON
O urso é um excelente nadador e estes animais têm sido vistos em alto mar, a cerca de 320 quilômetros da costa.O urso polar pode nadar a uma velocidade de até 9,7 km/h.
© AP Photo / Martin MeissnerO primeiro registro de um urso polar cativo, provavelmente, pertence a um urso branco mantido no zoológico privativo de Ptolomeu II Filadelfo, rei do antigo Egito (285-246 a.C.), em Alexandria, há 2.300 anos.
7/10
© AP Photo / Martin Meissner
O primeiro registro de um urso polar cativo, provavelmente, pertence a um urso branco mantido no zoológico privativo de Ptolomeu II Filadelfo, rei do antigo Egito (285-246 a.C.), em Alexandria, há 2.300 anos.
© Sputnik / B. KorobeinikovAs fêmeas com filhotes ficam longe dos machos adultos, para garantir a segurança da prole.
8/10
© Sputnik / B. Korobeinikov
As fêmeas com filhotes ficam longe dos machos adultos, para garantir a segurança da prole.
© AP Photo / Subhankar Banerjee, FileOs ursos polares preferem caçar sozinhos pois precisam se camuflar. Com a ajuda do pelo branco e ficando imóveis por horas, eles conseguem enganar as focas, que são apanhadas quando se aproximam.
9/10
© AP Photo / Subhankar Banerjee, File
Os ursos polares preferem caçar sozinhos pois precisam se camuflar. Com a ajuda do pelo branco e ficando imóveis por horas, eles conseguem enganar as focas, que são apanhadas quando se aproximam.
© AP Photo / Amy SancettaAs preocupações sobre o futuro da espécie são mitigadas pelo fato de as estimativas populacionais terem aumentado nos últimos 50 anos e serem relativamente estáveis.
10/10
© AP Photo / Amy Sancetta
As preocupações sobre o futuro da espécie são mitigadas pelo fato de as estimativas populacionais terem aumentado nos últimos 50 anos e serem relativamente estáveis.