Ele afirmou que esse processo ocorre sob controle da missão da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) e com a presença de jornalistas, acrescentando que o trabalho de retirar o armamento pesado continua de acordo com o plano e sem interrupções. Iashenko observou que, infelizmente, não tem informações se a Ucrânia está realizando o mesmo trabalho de retirar as armas pesadas.
As forças de Lugansk informaram nesta sexta-feira, 27, que os militares ucranianos continuam reforçando suas posições no oeste da região de Lugansk. Anteriormente, Kiev declarou que a manutenção de forças na linha de frente era para uma possível retaliação em caso de violação da trégua. Isto foi afirmado pelo vice-chefe para tecnologias de informação do Ministério da Defesa da Ucrânia, Sergey Galushko.
O vice-comandante das forças de Donetsk, por sua vez, afirmou que os militares ucranianos retiraram 24 itens de equipamento militar da linha de frente da região de Donbass. Paralelamente a isso, a autoproclamada República Popular de Donetsk continua também retirando o seu armamento pesado.