Poroshenko oficializa pedido de introdução de forças de paz no Leste da Ucrânia

© Sputnik / Mikhail Palinchak / Acessar o banco de imagensO Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko
O Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko assinou um decreto que aprovou a decisão do Conselho de Defesa e Segurança Nacional sobre o pedido de introdução de uma força de paz da ONU no território do país, informa o serviço de imprensa do presidente.

De acordo com a ONU, a segurança global é baseada na Carta das Nações Unidas, que prevê a resolução pacífica de conflitos, e, em caso do violação dos princípios, dá ao Conselho de Segurança das Nações Unidas o direito começar operações armadas para "manutenção da paz". 

Conselho de Segurança da ONU - Sputnik Brasil
Crise na Ucrânia: Conselho de Segurança se reúne nesta sexta-feira
Ao longo de sua história, as Nações Unidas realizaram 70 operações de manutenção da paz (15 delas ainda continuam), incluindo nove na Europa (uma na Geórgia e oito na ex-Iugoslávia, incluindo a atual missão no Kosovo).

Além disso, a Carta das Nações Unidas reconhece o direito de autodefesa dos países e dos seus agrupamentos e permite a criação de estruturas regionais para a resolução pacífica de conflitos.

Em alguns casos, o Conselho de Segurança pode usar essas estruturas regionais para as próprias operações militares (por exemplo, a Força do Kosovo, liderada pela OTAN, ou a European Union Force numa série de conflitos na ex-Iugoslávia e em África).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала